Um planejamento de obras eficiente (h1)

Website | + posts

Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.

O planejamento de obras é uma etapa essencial para garantir o sucesso de um empreendimento.

Quando os serviços são improvisados, geralmente, ocorrem desperdícios, perdas e atrasos no cronograma, comprometendo a visão da empresa no mercado.

Continue a leitura e confira diversas informações sobre como funciona o processo de planejamento de obras, qual a importância dessa atividade e como a assistência de uma empresa especializada, como a PMON, pode auxiliar a alcançar os melhores resultados. 

Vamos lá?

Primeiramente: qual a diferença entre planejamento de obras e cronograma?

O cronograma deve estar inserido no planejamento de obras. Além de diversas outras informações sobre a construção, como:

  • as operações que envolvem o plano diretor da obra, 
  • o orçamento inicial, 
  • os estudos de viabilidade e 
  • o plano de ações focado em prazos, equipes e serviços para cada setor do canteiro.

Para alcançar os objetivos desejados, é essencial gerenciar o planejamento. Por isso, se essa etapa se resume a apenas um cronograma, não é possível prever e resolver futuros imprevistos.

Afinal, esse desperdício de recursos resulta na diminuição da eficiência das equipes e no consequente atraso do cronograma.

A importância do planejamento de obras

O planejamento de obras tem como principal objetivo a previsão de inconformidades, riscos e impactos, sejam eles positivos ou não, que um projeto de construção possa causar através da reunião de informações diversas e necessárias, como: estudos preliminares, alocação de recursos, análise de desempenho e registro das informações de venda.

A partir de um planejamento completo e detalhado, a equipe consegue obter uma visão real da obra, permitindo que as melhores decisões sejam tomadas ao longo do projeto. Além disso, para que as equipes trabalhem adequadamente, é necessário que todos os envolvidos conheçam todas as etapas do documento.

É possível afirmar que sem uma boa estratégia de construção é inviável executar qualquer obra, afinal, um planejamento eficiente é a base para todos os serviços dentro do canteiro.

Como elaborar um planejamento de obras eficiente

Confira as principais etapas que envolvem a elaboração de um planejamento de obras eficiente, focado nos resultados, reduzindo o retrabalho e eventuais desperdícios: 

  1. Análise de viabilidade: envolve a avaliação da construção para determinar os possíveis lucros ou prejuízos para a construtora.
  1. Elaboração da Estrutura Analítica do Projeto (EAP): utilizado para subdividir um projeto em um pacote de tarefas, ou seja, um grupo de atividades que está associado à execução do empreendimento.
  1. Desenvolvimento do orçamento: mapear e prospectar possíveis fornecedores para considerar os custos reais de cada insumo e não apenas estimativas.
  1. Composição do cronograma: baseado na retrospectiva de obras anteriores ou pela garantia de execução dos profissionais. Essas informações definem os limites e metas de custos e prazos.
  1. Além do trabalho de escritório, o acompanhamento avança para o campo à medida que começam os serviços no canteiro de obras, para gerenciar as ações em tempo real, pois o empreendimento está em constante evolução.

Como podemos auxiliar nessa gestão?

Nós utilizamos ferramentas para gerenciar projetos e tarefas em diversos níveis  para construtoras de qualquer porte.

A terceirização do planejamento de obras permite que a equipe foque na execução dos serviços e tenha indicativos adequados de produtividade e desempenho. Além disso, proporcionamos:

  • todo o suporte de ferramentas e técnicas especializadas que agilizam as atividades em campo;
  • minimizamos os problemas ocasionados por mudanças de estratégia;
  • contamos com metodologias adaptativas para qualquer porte de atividades;
  • fornecemos soluções que realmente são colocadas em prática;
  • apresentamos indicadores em tempo real para o acompanhamento da situação financeira e do cronograma;
  • garantimos o custo estruturado para o empreendimento.

E nós, da PMON, temos anos de experiência na área de gestão de projetos e somos especialistas em assessoria focada na construção civil. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais qualificados no fornecimento de serviços de viabilidade, orçamentação, planejamento e controle de obras.

E aí, gostou do conteúdo sobre um planejamento de obras eficiente?

Agora que você leu todo o conteúdo, pôde perceber que o planejamento de obras constitui uma ação imprescindível no desenvolvimento de qualquer empreendimento para obter controle de todos os materiais, etapas, equipes e prazos. 

Se você, assim como nós, gosta de inovação, tecnologia, processos bem definidos, equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça o nosso trabalho.

Com metodologias exclusivas de gestão de obra, alicerçada em uma análise de dados avançada, elevamos a performance dos seus processos em todas as fases da construção, trazendo ainda mais produtividade e proporcionando os melhores resultados.

Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos,  agende uma visita e venha tomar um cafezinho.

Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.

Gostou da leitura? Então… até a próxima semana! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *