PMON, uma empresa filha da Unicamp!

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Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.

Desde de 2018 a PMON Estruturação, Planejamento e Gerenciamento Ltda faz parte de um seleto grupo de empresas classificadas como “empresa-filha da Unicamp”.

Segundo balanço divulgado, o faturamento das empresas-filhas da Unicamp, criadas por ex-alunos da universidade, ultrapassou os R$ 4,8 bilhões, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (24) no Encontro Unicamp Ventures realizado durante o InovaCampinas 2018. Os dados fazem parte de um mapeamento realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e revelam um aumento de 60% em relação ao valor divulgado em 2017. Naquele ano, esse montante foi de R$ 3 bilhões. Os dados também apontam que 101 novas empresas-filhas foram cadastradas, compondo um total de 701 companhias em 2018, sendo 604 ativas no mercado.

Destaques 2017 - Fonte Inova Unicamp.

O que é uma empresa-filha da Unicamp?

Segundo Kátia Kishi, 85 % das empresas-filhas da Unicamp são empresas que foram criadas por alunos ou ex-alunos da Universidade. Mas a Inova também considera como empresa-filha aquelas criadas por pessoas com vínculo empregatício com a universidade como docentes e funcionários, além de empresas incubadas ou graduadas pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) ou ainda empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp.

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp é a unidade de origem dos fundadores da maior parte das empresas-filhas (20,46%,) seguida pelo Instituto de Computação (IC) com 17,79% do total.

Os ex-alunos fundadores das empresas-filhas são convidados a participar do grupo Unicamp Ventures, uma rede de relacionamento e colaboração entre empreendedores ligados à universidade. Sua missão é fomentar o empreendedorismo baseado no conhecimento científico ou tecnológico adquirido ou gerado através da universidade.

Entre as atividades nessa rede de relacionamento, a Inova Unicamp organiza o Encontro Anual Unicamp Ventures, sendo que a edição deste ano é patrocinada pela: a Agência Sabiá, Baita Aceleradora, CI&T, FM2S, Matera, Movile e Webtraining.

Porte, áreas de atuação e localização

Indicadores 2017 -   Fonte Inova Unicamp.
Indicadores 2017 – Fonte Inova Unicamp.

Do total de empresas-filhas ativas, 33,4% (202) tem foco em tecnologia da informação, 25% (149) é da área de consultoria e 18,4% (111) de engenharia; o restante está pulverizado entre os mercados de educação, alimentos e bebidas, saúde e bem-estar, energia, marketing, tecnologias verdes, telecomunicações, biotecnologia, química, agricultura e saúde animal, entre outros.

As empresas-filhas da Unicamp estão localizadas majoritariamente na região sudeste (95%), seguida pelo sul (2,1%), centro-oeste (1,5%), nordeste (1%) e norte (0,3).

No estado de São Paulo estão presentes 89% de todas empresas-filhas, sendo que a maioria mantém a sede em Campinas (47%) ou em sua Região Metropolitana (6%), enquanto 11% estão em São Paulo e 24% nas demais cidades paulistas.

De todas as empresas-filhas, 30% tem atuação internacional, em sua maior parte com exportações (71,8%) ou com escritório ativo no exterior (11,48%).

Fonte: https://www.inova.unicamp.br/noticias-inova/faturamento-de-empresas-filhas-da-unicamp-ultrapassa-r-48-bilhoes