Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
O planejamento de obras é um guia com todas as etapas e fases fundamentais para a organização de um projeto. É o primeiro passo! Nele são definidas diversas atividades fundamentais, como orçamento, cronograma e o posterior controle das obras.
A partir dessas informações é possível fazer estimativas, obter previsões e identificar impactos, além de ter uma visão geral de toda a execução dos projetos.
Mas para obter todas essas vantagens, o planejamento deve ser muito bem elaborado, continue a leitura e confira os elementos específicos que não podem faltar nessa estratégia!
Planejamento de obras: as consequências da falta de estratégia na hora de elaborá-lo
A construção civil é um dos setores menos digitalizados da indústria, os processos manuais encarecem todo o projeto. Esses custos envolvem diferentes aspectos, por exemplo o desperdício de materiais comprados em excesso e a contratação de uma mão de obra que está sendo impedida de trabalhar por falta de material ou ausência de equipamentos.
Mesmo que pequenas, se forem rotineiras, falhas como essas prejudicam bastante o orçamento final de um projeto. A boa notícia é que elas podem ser evitadas com um planejamento de obras bem elaborado, continue a leitura e descubra como fazer isso!
Dicas para elaborar um planejamento de obras estratégico
O primeiro passo deve ser compreender quais são os resultados esperados e objetivos que as empresas desejam alcançar através de seus empreendimentos. Ter conhecimento desses pontos permite que a equipe de planejamento de obras possa esboçar e detalhar o ritmo, os prazos de entrega de cada etapa, os possíveis pontos críticos e mapear as soluções que vão permitir o cumprimento do plano.
Com um planejamento bem elaborado é possível mapear novos métodos construtivos que agilizem processos, quantidade de pessoas necessária para o avanço, quais equipamentos serão utilizados e muito mais.
Além disso, outro aspecto muito importante é a previsibilidade, onde é possível prever gargalos e preparar o gestor e sua equipe para lidar com essas situações. Otimizando também o tempo de entrega de cada etapa onde houver essa possibilidade.
Mas lembre-se: mesmo um bom planejamento inicial, não soluciona toda a obra. Revisões periódicas devem ser feitas, a fim de identificar os gargalos, pontos críticos e correções que devem ser feitas naquele desenho inicial para executar a obra da forma mais adequada possível.
5 elementos que você deve considerar em seu planejamento de obras
A elaboração de um planejamento de obras estratégico depende de elementos base para o alinhamento das necessidades e expectativas do projeto, combinados com a efetividade de cada ação ou etapa. Confira quais são:
- Levantamento de todas as atividades que serão realizadas;
- Definição de tempo médio para a realização de cada atividade;
- Identificação de dependência entre as atividades;
- Desenvolvimento do cronograma de obras;
- Lembre-se: nem tudo sairá exatamente como esperado.
E aí, gostou do conteúdo sobre planejamento de obras?
Agora que você leu todo o conteúdo, pôde conferir que ter uma visão geral dos imprevistos que podem surgir no meio de um projeto de obra é uma tarefa difícil, mas não impossível.
Analisar projetos anteriores e as previsões climáticas auxiliam na elaboração de um planejamento de obras estratégico.
Além disso, é melhor trabalhar com um período de folga entre uma etapa e outra e adiantar a obra do que correr o risco do contrário acontecer.
Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos, agende uma visita e venha tomar um cafezinho.
Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.
Gostou da leitura? Então… até a próxima semana!