Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
Na hora de construir, uma das etapas mais importantes do planejamento é o custo da obra. Afinal, apenas com um orçamento aproximado será possível reduzir erros, seguir o planejamento financeiro e o cronograma.
Quer saber como calcular os gastos e planejar? Continue a leitura!
O objetivo de determinar o custo da obra
Conhecer o custo de obra por etapa ou até mesmo de realizar um orçamento minucioso é necessário para descobrir qual valor será investido em cada estágio da construção, Para isso, basta usar como base parâmetros de custo do setor ou analisar obras similares.
Lembre-se que cada empreendimento é único e que, por isso, deve ter um acompanhamento e controle individualizado. De preferência com uma planilha de orçamento.
Como calcular o custo da obra?
Você pode calcular o custo da obra de duas formas: uma estimativa de valores pautada nos índices de construção, como o Custo Unitário Básico (CUB) ou o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), ou através de um orçamento personalizado.
Custo Unitário Básico (CUB)
Instituído pela Lei nº 4.591/64 para equilibrar a formação de preços do mercado imobiliário. É calculado mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de cada região, com base nos preços de produtos e serviços.
O preço básico é determinado por metro quadrado e a apuração dos valores é feita de acordo com os projetos-padrões de referência (por exemplo: galpão industrial, a residência popular, o residencial e o comercial).
Índice Nacional de Custos da Construção (INCC)
É o índice oficial que determina a variação dos custos envolvidos na construção de um imóvel no Brasil, calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Considerado um termômetro das atividades da construção civil, também leva em consideração três esferas do setor: serviços, materiais e equipamentos e mão de obra.
Orçamento personalizado para maior exatidão
Um orçamento individualizado é importante para diminuir a margem de erro. Porém também é necessário um controle assíduo do planejamento de obra.
Um estudo realizado pela consultoria Deloitte, apontou que existe um desvio médio de 21,7% entre o orçado e o custo real de uma obra. O que reforça a importância de controlar e automatizar os processos.
Lembre-se que para ter uma estimativa de mais precisão é necessário realizar um orçamento individualizado, com base na metragem e no tipo de projeto da construção.
Custo da obra: quais etapas é importante levar em consideração
De modo geral, a estimativa de custo da obra é feita de acordo com os estágios listados abaixo:
- Serviços preliminares;
- Infraestrutura;
- Superestrutura e vedação;
- Cobertura;
- Esquadrias;
- Acabamentos e revestimentos;
- Instalações hidráulicas e sanitárias;
- Instalações elétricas;
- Pintura interna e externa;
- Serviços complementares.
E aí, gostou do conteúdo sobre o custo da obra?
Após a leitura do conteúdo de hoje, pode-se perceber que ao definir previamente o custo da obra, a partir da coleta de dados, integração e centralização de informações, além de calcular o percentual de cada etapa de modo automatizado garante inúmeros benefícios
Se você, assim como nós, gosta de inovação, tecnologia, processos bem definidos, equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça o nosso trabalho.
Com metodologias exclusivas de gestão de obra, alicerçada em uma análise de dados avançada, elevamos a performance dos seus processos em todas as fases da construção, trazendo ainda mais produtividade e proporcionando os melhores resultados.
Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos, agende uma visita e venha tomar um cafezinho.
Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.
Gostou da leitura? Então… até o próximo mês!