Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
Realizar o acompanhamento de obras do jeito certo visa diminuir os custos e assegurar um bom investimento final.
Todos os agentes responsáveis por um projeto precisam estar em concordância para garantir o melhor resultado possível. Continue a leitura do conteúdo de hoje e conheça mais sobre essa prática.
Pronto para aprender a realizar essa etapa com mais eficiência e segurança? Então vamos lá!
Primeiramente, o que é o acompanhamento de obras?
O acompanhamento de obras é uma série de medidas tomadas para verificar se o andamento da construção está de acordo com as especificações técnicas propostas previamente. Além de evitar:
- Retrabalho;
- Desperdício;
- Gastos excessivos de materiais;
- Atrasos na entrega;
- Contratação de mão de obra e equipamentos por mais tempo desnecessário.
Para ser realizado de forma coesa e eficiente, deve existir um calendário de visitas técnicas e fiscalização do andamento da obra para notar quaisquer problemas antes que sejam prejudiciais demais ao projeto. Destaque todos os locais que serão vistoriados por ordem de prioridade.
Pontos cruciais:
Para garantir que o processo seja feito com a maior precisão possível é essencial ter planejamento de obra e roteiro de acompanhamento.
Principais benefícios do acompanhamento da obras
Além da economia, o acompanhamento de obras também influencia positivamente o cliente, a empresa, os colaboradores e o consumidor final. Confira os principais benefícios dessa estratégia:
- Identificar riscos;
- Evitar desperdícios de matéria-prima;
- Administrar materiais;
- Documentar progresso diário na obra;
- Definir soluções;
- Incentivar a produtividade;
- Reconhecer bons colaboradores;
- Economizar recursos e muito mais.
Passo a passo para um bom acompanhamento de obras
Para que o acompanhamento de obras seja eficiente, preparamos uma lista com os principais passos da prática. Confira a seguir:
Estudo do projeto
A ideia principal da primeira etapa é prever os problemas e os possíveis gargalos a fim de pensar antecipadamente em como solucioná-los.
Análise dos cronogramas
É necessário ter certa flexibilidade para lidar com os imprevistos que podem acontecer durante o projeto.
Também existe o cronograma financeiro, que acompanha o físico, nele deve ser comparado se os valores desembolsados até o momento era o que estava previsto, se não houve gastos desnecessários.
Comparação dos cronogramas citados anteriormente com a realidade
Caso a obra não esteja sendo feita no prazo correto, a comparação dos cronogramas com a realidade permite um tempo hábil para a equipe pensar em estratégias que resolvam o problema no começo e garantam que os prazos futuros sejam realmente cumpridos.
As visitas necessárias nesse momento devem ser feitas com a ajuda de um calendário. In loco, tudo será analisado, não apenas a obra em si.
Melhorando acompanhamento de obras
A tecnologia é uma das melhores amigas do mercado imobiliário, ela é essencial para qualquer necessidade dentro e fora do canteiro. E trabalham bastante para garantir uma boa gestão de recursos e contribuir para o acompanhamento de obras.
Além disso, com profissionais especializados e esforço comum do time, terá sempre os melhores resultados.
E aí, gostou do conteúdo sobre acompanhamento de obras?
Agora que você leu todo o conteúdo, pôde conferir o passo a passo de como ter sucesso no acompanhamento de obras e obter os melhores resultados nos projetos da construção civil.
Se você, assim como nós, gosta de inovação, tecnologia, processos bem definidos, equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a nossa metodologia de trabalho.
Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos, agende uma visita e venha tomar um cafezinho.
Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.
Gostou da leitura? Então… até a próxima semana!