Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
No ramo da construção civil, o Custo Unitário Básico (CUB) é utilizado para determinar o custo global de uma obra, com o objetivo de cumprir a lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio.
Além disso, fornece um parâmetro comparativo entre o valor da obra e o de mercado.
Continue a leitura e conheça todos os detalhes!
Primeiramente, o que é CUB?
CUB é uma referência, um parâmetro inicial de análise para ter uma real noção de todos os custos do projeto em questão.
Em resumo, na prática, o CUB é utilizado como índice de inflação da construção civil!
Para que o projeto não sofra tanto com os preços abusivos dos materiais de construção, com o desabastecimento, e a obra tenha sucesso, é imprescindível ter uma gestão de custos para planejamento das compras e escolhas corretas.
Além disso, com esse acompanhamento de perto é possível verificar quais materiais tiveram maiores reajustes e impactos no processo produtivo.
Agora sim: como é calculado o CUB?
Existem pelo menos 8 tipos de CUB diferentes, afinal, cada um é calculado de acordo com projetos pré-determinados e suas peculiaridades.
Dessa forma, é feito um levantamento de custo dos principais materiais e mão de obra para execução.
Mensalmente, os sindicatos da construção civil realizam uma coleta de dados dos custos desses materiais e mão de obra. Essa atualização é necessária por conta da inflação.
Ou seja, na prática, é utilizado como índice de inflação da construção civil.
Vale ressaltar que esses dados mostram o custo e não o preço. Em outras palavras, o CUB não considera o lucro e as despesas administrativas da obra.
Então, como calcular o CUB da minha obra?
O primeiro passo é verificar o CUB no estado onde a obra será realizada, de acordo com o mês vigente, tipo de construção e padrão de acabamento.
Após isso, multiplique a área total do empreendimento pelo valor do CUB encontrado. Por fim, some o valor resultante da multiplicação ao total investido na obra.
E aí, gostou do conteúdo sobre o que é e como calcular o CUB?
Agora que você leu todo o conteúdo, sabe o que é exatamente CUB e como calculá-lo em sua obra.
Se você, assim como nós, gosta de inovação, tecnologia, processos bem definidos, equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça o nosso trabalho.
Com metodologias exclusivas de gestão de obra, alicerçada em uma análise de dados avançada, elevamos a performance dos seus processos em todas as fases da construção, trazendo ainda mais produtividade e proporcionando os melhores resultados.
Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos, agende uma visita e venha tomar um cafezinho.
Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.
Gostou da leitura? Então… até a próxima semana!