Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
Garantir que as etapas do orçamento de obras sejam realizadas da melhor maneira possível deve ser prioridade.
Além de evitar erros e antecipar problemas, um documento bem elaborado proporciona diversos benefícios à obra.
Quer saber mais sobre como ter projetos bem sucedidos? Confira agora, basta continuar a leitura!
Primeiramente, o que é orçamento de obras?
O orçamento de obras determina todos os gastos para a execução de um projeto, desde a concepção até o momento em que a construção é totalmente finalizada e entregue.
Esse documento deve ser muito bem elaborado para que ao decorrer do projeto, não faltem recursos financeiros para concluir os serviços e causem atrasos na entrega do empreendimento.
Detalhes do orçamento de obras
Saber qual será o custo total de um empreendimento é a melhor maneira de avaliar sua viabilidade e prever os lucros.
Ter uma estimativa de preços de cada etapa de uma construção evita que decisões de última hora precisem ser tomadas. E caso isso aconteça, não prejudique o resultado final do projeto (ou seja, sem atrasos ou aumento no valor da venda) garantindo o sucesso do empreendimento.
Além de ser a assegurar que a construtora vai ter condições financeiras de construir o que foi planejado e acordado com o cliente.
O que você deve saber na hora de elaborar um orçamento
Para um cálculo confiável é preciso dispor de um grande número de dados.
Além de um conhecimento detalhado dos métodos construtivos (especificações definidas dos insumos, dos materiais utilizados, das técnicas escolhidas e do preço da mão de obra).
Como definir o investimento em uma obra?
Antes de falar sobre o passo a passo para elaborar um orçamento de obras bem sucedido, conheça as três fases principais que definem o valor do investimento em uma construção:
- Analisar a viabilidade da obra a ser realizada, por exemplo, se o projeto está de acordo com as leis vigentes;
- Estudar toda a documentação necessária e também os possíveis custos para a aprovação da obra;
- Determinar o potencial do empreendimento através de estimativas de custo x investimento disponível, lucro e tempo médio (fatores que influenciam nas tomadas de decisões).
Benefícios do orçamento de obras eficiente
Confira os principais benefícios de um orçamento de obras bem elaborado:
- Redução de custos
- Controle do planejamento
- Maior rentabilidade
- Mais credibilidade no mercado e confiança dos clientes
- Evita prejuízos
3 principais etapas para elaborar um orçamento de obras bem sucedido
Conheça a seguir as principais etapas para a elaboração de um orçamento de obras:
- Estudo das variáveis:
Levantamento de todas as informações disponíveis sobre a construção, quanto mais específica for a descrição de cada etapa construtiva, melhor será a precisão de tudo que possa gerar custos e menor a probabilidade de esquecer alguma variável geradora de gastos. Isso engloba desde os profissionais responsáveis pelo projeto e pela execução, os materiais, os documentos, entre outros.
- Composição de custos diretos e indiretos:
Os custos diretos estão associados aos serviços no canteiro de obras. Já os indiretos são aqueles gastos necessários para que as atividades no campo sejam efetivamente realizadas.
O orçamento deve conter tudo que será necessário para a construção (materiais de construção, os insumos, ferramentas e também mão-de-obra de toda a equipe), quanto mais desenvolvidas e definitivas as informações, melhor.
O quantitativo de materiais deve ser feito de acordo com as especificações técnicas, os projetos e o memorial descritivo. É preciso calcular a produtividade dos funcionários e com isso definir a quantidade de horas para a realização dos serviços. Há também o cálculo do material desperdiçado, dos rejeitos, entre outros.
Em seguida, devem ser coletados os preços mais atuais de mercado para os insumos e mão de obra de acordo com os m² que serão executados, chegando a uma despesa total para o serviço.
Trabalhe sempre com uma margem de erro que compense possíveis mudanças nos preços.
- Fechamento do orçamento de obras:
Depois de finalizar todas as etapas citadas anteriormente, é a hora de estipular a lucratividade que se deseja obter, levando em conta os riscos, concorrência e o mercado imobiliário.
Além disso, sobre o custo direto, é preciso calcular um fator que representa o gasto indireto, o lucro e os impostos incidentes, utilizando um fator de majoração chamado de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas).
Em resumo, esse conceito é o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto para obter o preço final de venda. Nesse momento, é necessário analisar algumas ferramentas importantes, como as curvas ABC de Insumos e de Serviços.
E aí, gostou do conteúdo sobre como elaborar um orçamento de obras bem sucedido?
Agora que você leu todo o conteúdo, pôde conferir alguns detalhes de como elaborar um orçamento de obras bem sucedido. Você pode apresentar ao cliente uma planilha contendo todos os quantitativos e custos e um cronograma detalhando o tempo de execução de cada etapa e os valores que representam.
Fique atento às tecnologias que auxiliam na hora de calcular o preço de um projeto, se mantenha sempre atualizado e entenda cada etapa do processo, a fim de evitar erros.
Se você, assim como nós, gosta de inovação, tecnologia, processos bem definidos, equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a nossa metodologia de trabalho.
Se possui alguma dúvida sobre os nossos serviços ou já sabe que deseja contratar a PMON para os seus projetos, agende uma visita e venha tomar um cafezinho.
Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.
Gostou da leitura? Então… até a próxima semana!