O que é BPM e BPMN e o que isso tem a ver com Gestão por Processos

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Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.

BPM é uma disciplina de gestão, que tem como objetivo olhar para os processos da empresa de forma horizontal, realizando um gerenciamento voltado a metodologias e não a departamentos. 

BPMN significa Modelo e Notação de Processos de Negócios e é a forma de representar e desenhar (modelar) os processos dentro da empresa, de forma que as pessoas envolvidas neles compreendam o que fazer, como fazer, em que momento, com quais informações.

Continue a leitura e descubra qual a relação desta disciplina com a eficiência dos processos administrativos. 

Boa leitura!

Primeiramente, o que é BPM?

BPM é a sigla para Business Process Management (em português, Gestão por Processos de Negócio), ou seja, transformar uma empresa a partir da gestão e otimização de seus processos. 

O BPM enxerga os processos de uma empresa de ponta a ponta, por exemplo: do pedido até a entrega do produto. Ao invés de olhar apenas para departamentos ou áreas verticais. 

Como dissemos anteriormente, BPM é uma disciplina de gestão não é uma metodologia, tampouco uma ferramenta ou software específico. É um conjunto de conhecimentos sobre princípios e práticas de gerenciamento de processos eficiente e eficaz que você pode implementar na sua empresa.

Como surgiu o BPM:

O BPM evoluiu por aproximadamente 300 anos para chegarmos a esse momento. Confira alguns nomes que marcaram essa história, de acordo com o site Zeev:

  • 1723 – 1790: Adam Smith propôs a divisão do trabalho e a noção de trabalho especializado; 
  • 1723 – 1790: Frederick Taylor melhorou a eficiência industrial através de métricas, padronização e controle;
  • 1900 – 1993: William Deming ajudou na reconstrução da indústria japonesa pós-guerra através de ciclos de melhoria contínua;
  • 1912 – 1990: Taiichi Ohno junto com Deming, ajudou na reconstrução japonesa e lançou as bases do movimento de qualidade total e produção enxuta;
  • 1948 – 2008: Michael Hammer propôs a revisão radical de todos os processos através da Reengenharia;
  • 2002 – Hoje: Peter Fingar lançou uma obra em 2002, junto com Howard Smith, que revisou as experiências do passado e lançou as bases para o BPM do futuro.

A preocupação com a otimização dos processos percorreu um longo caminho até chegar ao estágio atual. 

Conheça a terceira onda

O BPM começou a sua trajetória a partir dos anos 2000, através das ideias dos especialistas Peter Fingar e Howard Smith, que são os autores do livro “Business Process Management – TheThird Wave”. 

O texto é considerado um divisor de águas e, por isso, é uma das ideias mais respeitadas até hoje. Aliás, é muito comum encontrar essas técnicas sendo implementadas nas maiores empresas do mundo.

Mas, afinal, qual o objetivo do BPM?

O objetivo do BPM é entregar valor (para fidelizar clientes), eliminar desperdícios e otimizar os processos. Assim, é possível obter maior lucratividade (retorno sobre o investimento – ROI).

Essa disciplina cria um fluxo com alto valor agregado, colaborando para a sustentabilidade do negócio ao longo prazo. Pois, a empresa executa tarefas e processos com alta qualidade, menos esforço e melhores resultados.

Como implementar BPM?

O primeiro passo é conhecer como o processo da empresa funciona, fazer um mapeamento, verificar as falhas do fluxo, eliminar os desperdícios e propor melhorias.

Mas vale ressaltar que BPM não é uma implementação única e sim uma cultura de melhoria contínua, que deve ser revisado frequentemente a fim de identificar oportunidades de aprimoramento. 

13 benefícios que a empresa tem ao adotar uma gestão por processos (BPM):

Existem inúmeros benefícios com a implementação, confira os principais: 

1. Proporciona diversas vantagens para a organização;

2. Proporciona diversas vantagens para o cliente;

3. Proporciona diversas vantagens para a gerência;

4. Proporciona diversas vantagens para o ator do processo;

5. Eficiência;

6. Eficácia;

7. Agilidade;

8. Produtividade;

9. Maior lucratividade;

10. Assertividade;

11. Velocidade;

12. Praticidade;

13. Desempenho.

Quando implementar BPM?

Confira os “sintomas” que você deve observar para descobrir se algum processo específico na sua empresa está com problemas e precisa de atenção:

  1. custos altos;
  2. reclamações de clientes;
  3. problemas de comunicação interna;
  4. problemas de padronização;
  5. desorganização;
  6. retrabalho;
  7. burocracia excessiva;
  8. falta de inovação;
  9. entre outros.

BPM permite transformar um processo ruim

Para otimizar um processo ruim você deve começar pelo mapeamento para ter a visão de como ele (AS-IS) é e a projeção de como ele será (TO-BE).

  • AS-IS: entendimento completo e mapeamento dos processos atuais, a fim de colocar no radar quais são os pontos que precisam de melhoria.
  • TO-BE: desenho de como o processo deveria ser, com as possíveis melhorias.

Passo a passo para implementação

  1. Ferramenta BPM;
  2. Ferramenta BPM low-code;
  3. Não esqueça da melhoria contínua.]

O que é que é BPMN e qual a sua finalidade?

É uma representação gráfica feita a partir de ícones padronizados e válidos mundialmente, que simbolizam o fluxo de trabalho para auxiliar no mapeamento dos processos e facilitar a diagramação. 

Ou seja, cada ícone representa uma etapa de produção. Desse modo, é possível ter uma visão ampla de como funciona todo o processo da empresa.

Vale ressaltar que não importa a língua ou a nacionalidade do profissional; com a notação, ele consegue entender a dinâmica de um fluxo operacional de qualquer empresa.

Como surgiu o BPMN:

Em agosto de 2000, foi criada pela Business Process Management Initiative (BPMI – organização sem fins lucrativos), que anos mais tarde (2004) se fundiu com a Object Management Group (OMG) e é, atualmente, mantenedora dessa notação.

O objetivo era, justamente, promover uma padronização de processos que fosse comum a todos os negócios.

Inicialmente, a metodologia surgiu com o nome de Business Process Modelling Notation. Em 2011, o nome foi alterado para Business Process Model and Notation.

Com o avanço dos anos e a consolidação da transformação digital, a notação é utilizada para lidar com os novos processos.

Como funciona o BPMN?

Essa metodologia funciona de maneira muito similar a um fluxograma convencional, que devido ao padrão de símbolos, ele informa de maneira muito mais completa.

Elementos da notação BPMN:

Existem quatro grupos de elementos:

  • Objetos de fluxo (eventos, atividades e decisões);
  • Objetos de conexão (fluxo de sequência, fluxo de mensagem e associação);
  • Raia da piscina (categorias visuais separadas: piscinas – correspondem à organização em si e raias – que representa as subdivisões, a fim de organizar as atividades do processo);
  • Artefatos (objetos de dados, grupos e anotações).

Principais vantagens do BPMN

Verifique as principais vantagens da metodologia BPMN para as empresas:

  • Eficiência operacional;
  • Otimização dos resultados;
  • Redução do consumo de recursos;
  • Promoção de maior transparência estratégica e estrutural;
  • Comunicação;
  • Versatilidade;
  • Organização.

Relação entre BPMN e BPM

O BPM se trata da padronização de processos em geral das empresas, com a finalidade de sistematizar e facilitar atividades organizacionais. Para isso, é feita a revisão periódica com a finalidade de encontrar possíveis gargalos e potencializar os resultados.

Enquanto isso, o guia BPMN é usado para mapear os processos através de ícones. É uma padronização que pode ser encontrada no BPM.

Tá, mas qual a relação de tudo isso com Gestão por Processos?

Gestão por processos é o mesmo que BPM. Porém, o segundo é uma sigla em inglês. Ambos visam uma gestão horizontal.

Modelo que favorece a visão do processo como um todo, por todos os envolvidos. Enquanto a gestão vertical promove a compartimentalização, ou seja, cada área da empresa está interessada apenas na “sua parte”.

Para finalizar, mais algumas informações importantes

  • Conheça a ABPMP;
  • Conheça o BPM CBOK;
  • Tenha conhecimento sobre BPMM (Business Process Maturity Model, isto é, Modelo de Maturidade de Processo de Negócio), que é a forma de medir/avaliar a maturidade do seu processo;
  • Tenha conhecimento sobre BPMN, ou Business Process Model and Notation (em português, Modelo e Notação de Processo de Negócio). Este é o padrão oficial para mapear processos;
  • Tenha conhecimento sobre modelagem de processo, que é uma análise específica e profunda do processo, com automatização e acompanhamento de longo prazo.

É essencial se manter sempre atualizado.

E aí, gostou do conteúdo sobre BPM, BPMN e Gestão por Processos?

Agora que você leu todo o conteúdo, pôde conferir todos os detalhes mais importantes sobre BPM, BPMN e Gestão por Processos.

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