Orçamento de obras de Construção Civil: 5 dicas para um orçamento bem sucedido

Website | + posts

Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.

Com certeza, toda construtora já teve, em algum momento, problemas com orçamento de obras de construção civil. Seja por falta de organização, profissionais desqualificados para essa tarefa, ausência de material, atrasos na entrega, custos elevados de matérias-primas por erros de negociação, entre outros. 

Pensando nisso, no conteúdo de hoje resolvemos apresentar as 5 principais dicas para fazer um orçamento organizado e bem sucedido. 

Continue a leitura para esclarecer as dúvidas sobre o assunto e descobrir que existem ferramentas e métodos que podem auxiliar nesse tipo de problema.

Vamos lá?

Primeiramente, o que é orçamento de obras de construção civil?

Em resumo, orçamento de obras é a previsão de serviços, materiais e equipe necessários para a execução de um projeto de construção civil. Essa tarefa consiste em planejar, prever custos e estabelecer valores dos serviços que serão realizados.

Essa é uma etapa extremamente importante para o planejamento, é o elemento fundamental para a tomada de decisões, junto com o cronograma físico-financeiro. Afinal, com esse documento é possível avaliar de maneira mais consistente e detalhada:

  • Concepção: é possível fazer algo semelhante a um estudo de viabilidade;
  • Planejamento: com o valor total da obra definido é mais fácil analisar alternativas para reduzir custos;
  • Controle: saber exatamente o que está sendo feito e gasto ajuda a manter o planejamento em dia.

Mas não se prenda a um modelo específico, pois a elaboração varia para cada tipo de obra, alguns projetos têm maior incidência de equipamentos, outros de mão de obra. 

5 dicas para um orçamento de obras organizado e bem sucedido

Desenvolver um orçamento de obras de construção civil exige muita atenção, experiência, dedicação e tempo. Mas essa tarefa pode garantir que o projeto seja um sucesso.

Confira os 5 itens que são indispensáveis para a execução dessa etapa:

  1. Contrate uma equipe especialista no assunto

Profissionais com experiência e qualificação podem evitar inúmeros problemas e gastos desnecessários durante a execução do projeto.

Além disso, garanta que o setor responsável por essa tarefa tenha autonomia e independência para cumprir da melhor maneira possível suas obrigações.

  1. Faça avaliações antes de tudo

Antes de tudo faça uma avaliação sobre a viabilidade da obra. Nesse momento, é necessário ter informações sobre: 

  • Área de construção;
  • Padrão de acabamento;
  • Custo unitário básico.

Lembre-se: nessa etapa, é aconselhável trabalhar com uma margem de erro que varia entre 20% a 30%.

  1. Calcule as estimativas

Após definir o pré-projeto e o planejamento, realize as estimativas de preços da obra, com uma margem de erro de 15% a 20%.

Para auxiliar nos cálculos utilize preços unitários de serviços de referência, índices físicos e financeiros de projetos anteriores.

  1. Antes de finalizar o orçamento, converse com áreas estratégicas

Os setores de engenharia, compras e planejamento podem compartilhar experiências e contribuir de maneira positiva na hora de levantar os custos de um determinado projeto.

  1. Acompanhe o orçamento do início ao fim da obra

Acompanhe e monitore o orçamento para evitar problemas, como o excesso de materiais desnecessários em estoque, a falta de insumos e equipamentos, entre outros.

Métodos e ferramentas que podem auxiliam na elaboração de um orçamento de obras

Com a exigência e a competitividade da indústria da construção civil, nada melhor do que métodos e ferramentas que facilitem a concepção do orçamento de obras.

Algumas opções que podem te ajudar, são:

  • Curva ABC;
  • Planilha Orçamentária;
  • BIM (Building Information Modeling).

Benefícios do orçamento de obras

O orçamento de obra é muito além de um simples cálculo de preço de referência, ele projeta com precisão o resultado econômico que o empreendimento vai obter no momento da sua conclusão.

Mas as vantagens não param por aí, veja só:

  1. Assertividade no planejamento;
  2. Criação de base de insumos e composições;
  3. Mais controle no canteiro de obras;
  4. Mais rentabilidade das vendas;
  5. Credibilidade e confiança do mercado.

Com o orçamento de obras adequado é possível prever com mais precisão as datas de compras e aquisições de máquinas, equipamentos e materiais para a obra acontecer conforme o planejado.

E aí, gostou do conteúdo sobre as 5 dicas para um orçamento de obras bem sucedido e organizado?

Agora que você leu todo o conteúdo, pôde conferir alguns dos inúmeros benefícios de elaborar um orçamento de obras de construção civil organizado. Com o tempo, será possível notar outras vantagens que essa tarefa oferece.

Além disso, ao decorrer do conteúdo você notou que essa tarefa não é um bicho de sete cabeças. Apesar do trabalho e dedicação, ela garante que o projeto não tenha imprevistos ou gastos extras. Um desejo de todos nós, não é mesmo?

Não deixe de buscar ferramentas e métodos para trazer mais praticidade, precisão e agilidade ao dia a dia.

Se ainda restou alguma dúvida ou deseja contratar a PMON para revolucionar os seus projetos,  agende uma visita e venha tomar um cafezinho.

Aproveite, acompanhe todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest) e também os outros conteúdos do blog para ficar sempre antenado nas novidades da construção civil.

Gostou da leitura? Então… até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *