Engenheiro de Produção pela Faculdade de Campinas (2013), Especializado em Gestão de Obras pela Universidade Federal de São Carlos (2015), Especializado em Gestão e Estratégia de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (2016), PMO-CP (PMO Certified Practitioner) pelo PMO Global Alliance (2019). Sócio Fundador da PMON Gerenciamento, empresa especializada no Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de obras.
-
Diego Resende de Medeiroshttps://pmongerenciamento.com.br/author/diego/
-
Diego Resende de Medeiroshttps://pmongerenciamento.com.br/author/diego/
-
Diego Resende de Medeiroshttps://pmongerenciamento.com.br/author/diego/
-
Diego Resende de Medeiroshttps://pmongerenciamento.com.br/author/diego/
Quando falamos em orçamento de obra, tocamos no ponto mais sensível de um projeto que é: CUSTO.
O profissional orçamentista sente na pele como é difícil atender a todos os players envolvidos no processo. Afinal, quem nunca alegou que a verba apresentada na estimativa orçamentária era insuficiente ou alegou que o custo total apresentado inviabilizaria o projeto.
Por esses e tantos outros motivos, é necessário que o profissional de custos esteja sempre atualizado e possua uma boa base técnica para atuação.
E para ajudá-los, montamos uma lista com 5 livros que são leitura obrigatória:
1. Custo sem susto
Autores: Cilene Marques Gonçalves e Luiz Henrique Ceotto
Com certeza, este livro auxiliará empresas e profissionais a gerenciar o custo da construção e conduzir todo processo de projeto e construção para que alcance a qualidade e o custo final previsto, evitando sustos no decorrer do caminho, e, assim, atenderem as expectativas tanto do incorporador como do cliente.
Diante da evolução do mercado imobiliário, do aumento da competitividade e da maior exigência dos consumidores, definir o custo da construção com maior confiabilidade tornou-se fundamental, uma vez que este custo é o componente de maior peso na definição do preço final de venda ao cliente.
Para melhorar a qualidade das estimativas de custos, desde a fase de compra de terreno, e mantê-las como referência confiável durante o processo de projetar, até o término da construção, os autores do livro propõem um eficiente método de orçamentação por parametrização.
Com casos e exemplos de edificações em que o método foi implantado, os autores apresentam sua aplicação e os resultados nas diversas fases do negócio, demonstrando que, com poucos dados e levando-se em conta históricos de consumos e custos das partes das edificações, pode-se atingir, em pouco tempo, eficazes estimativas de custos paramétricos.
2. Como Preparar Orçamentos de Obras
Autor: Aldo Dórea Mattos
O cálculo de custos e orçamento é essencial desde a concepção da obra, na tomada correta de decisões acerca da viabilidade de um projeto ou como documento fundamental em processos de licitação. Como preparar orçamento de obras apresenta todos os conceitos e informações necessárias para o cálculo correto dos custos da construção, desde o levantamento de quantidades e a composição de custos – com detalhamento de custos de mão de obra, materiais, equipamentos, custos indiretos e acessórios – contratações como terraplenagem, previsão de lucros e impostos, BDI, desbalanceamento e licitações.
Ao longo da obra o autor apresenta dicas para o orçamentista, exemplos de cálculo e modelos de planilhas e formulários. Amplamente ilustrado e com uma linguagem precisa e objetiva, Como preparar orçamento de obras é uma referência indispensável para estudantes e profissionais da construção civil.
3. Guia Prático de Orçamento de Obras
Autor: Pedro Badra
Destinado a orçamentistas incorporadores e estudantes que queiram se especializar na área de custos, o livro apresenta as ferramentas e métodos para composição de orçamentos do escalimetro até o moderno bim. Depois de discorrer sobre os fundamentos da prática de levantamento de custos, o autor mostra o alcance das ferramentas de orçamento com o ad- vento dos sistemas informatizados. Badra, porém, pretende mostrar que a qualidade de um trabalho de orçamentação está muito mais relacionada aos conhecimentos tradicionais de engenharia e arquitetura do que ao domínio dos sistemas, que nada mais são do que ferramentas.
4. Planejamento e Custos de Obras
Autores: Antonio Carlos da Fonseca Braganca Pinheiro, Marcos Crivelaro
É uma importante ferramenta para estudantes e profissionais que desejam realizar o planejamento e apropriar os custos de obras de edificações. Aborda recursos como o diagrama de causa-efeito e modelos de fluxogramas de processos; modelos de estrutura e organogramas de empresas construtoras; recrutamento, seleção e treinamento de pessoas; planilhas orçamentárias e a influência dos encargos sociais; e técnicas de precificação.
Traz informações sobre os gráficos de controle, como o cronograma físico e o físico-financeiro, a análise econômica e mercadológica de empreendimentos, a importância dos juros nos gastos da construção de uma edificação e as modalidades de contratos.
O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Arquitetura, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores, Edificações, entre outros.
5. Planejamento e Controle de Obras
Autor: Aldo Dórea Mattos
Este livro apresenta assuntos como técnica PERT/CPM, estrutura analítica do projeto, diagramas de rede, cálculo de duração das atividades, caminho crítico, folga, nivelamento de recursos, análise probabilística de prazos, acompanhamento de obras, entre outros. Ao longo dos capítulos, o autor detalha cada passo apresentando a teoria, apontando as práticas, mostrando os erros mais comuns e oferecendo ao leitor exemplos e estudos de casos.
Gostou do que leu? Tem dúvidas sobre orçamento de obra ou deseja contratar um orçamento? Entre em contato através do e-mail contato@pmongerenciamento.com.br